10% off all photos on 500px Prime until July 31Start exploring now!

FLOR CONSEGUIDA NO PARQUE MUNICIPAL DAS FONTES NA MARGEM ESQUERDA DO RIO ARADE

BORRAGEM

A borragem (Borago officinalis L.), conhecida no Brasil também por borrage, borracha, borracha-chimarrona e foligem, é uma planta medicinal. É uma planta herbácea anual, mediterrânea, crescendo em terras ricas em azoto. Fora de algumas zonas da Alemanha ou do norte da Espanha onde é utilizada como legume, o seu cultivo é feito principalmente para a produção de sementes. A planta é rica em mucilagem e nitrato de potássio, tendo propriedades emolientes, sudoríferas e diuréticas, úteis no tratamento de sintomas relacionados com gripe, bronquite, afeções das vias urinárias, herpes e sarampo, entre outros. É também utilizada em medicamentos indicados para alívio da tensão pré-menstrual e em anti-inflamatórios para patologias relacionadas com inflamações e tumores.

Seu uso é mais conhecido através do óleo de borragem. Este óleo é extraído da semente da planta e é usado em problemas cutâneos, tanto por aplicação tópica como por ingestão. É também indicado o uso de chás, mas por as folhas da borragem possuírem pêlo, é necessário passar o chá por um processo de filtração.
As suas flores são também utilizadas. As flores e as folhas contêm alcaloides pirrolizidínicos, pelo que o seu uso é geralmente desaconselhado durante a gravidez; tais compostos estão também envolvidos em hepatotoxicidade e atividade carcinogénia, desaconselhando-se o seu uso prolongado.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Discover more inspiring photos like this one.

Download the FREE 500px app Open in app